O homem não pode dominar nada!
Mas o
Homem
domina tudo!


Entre outras dezenas de coisas, uma teoria muito difundida hoje no meio religioso é que o ser humano nasceu para dominar, tudo isso baseado em que o Deus Todo-Poderoso disse para o Homem (Adão) no Livro de Gênesis 2:26 "[...] Tenha ele dominio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domesticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra" (Tradução JFA-1969).

Primeiro que é verdade, pois a Palavra de Deus nos disse isso: Deus realmente criou o homem para dominar o mundo e todas as coisas que existem nele. Mas é visível que o homem não soube gozar desse direito e passou o domínio para o pecado, como podemos ver em Gênesis 3:17 que é quando Deus julga o pecado do Homem e condena a terra dizendo: "[...] maldita é a terra por tua causa: Em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida". O Homem de sujeito a Deus e dominador do mundo passou a ser sujeito ao pecado e dominado pelo pecado. Deus testificou que o homem não poderia dominar nada, pois ele estava dominado e por isso foi necessário a expulsão do Éden (Gênesis 3:24), pois Deus disse em Gênesis 3:22 que o homem tornou-se conhecedor do bem e do mal; e estando o homem dominado pelo pecado, a inclinação de suas decisões seria para o pecado.

Logo depois de sua criação o homem demonstrou, por si só que não era capaz de manter domínio sobre nada (pois se não dominou a própria vida como poderia dominar outras?), e até o nascimento do Salvador prometido o homem demonstrou por diversas vezes sua incapacidade de domínio e de se manter justificado diante de Deus, um exemplo breve logo após a queda é na questão de Caim e Abel, pois disse Deus a Caim em Gênesis 4:7 "Se procederes bem não é certo que será aceito? Se todavia procederes mal eis que o pecado jaz à porta; O seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo", vejam que Deus dá ao homem mais uma chance de se controlar, de se dominar, mas novamente o homem se deixa dominar pelo pecado e comete o primeiro homicídio da humanidade (Gênesis 4:8), provando mais uma vez que não é capaz de dominar nada!

E me não faltaria exemplos para citar como prova de que o homem não é capaz de dominar nada nesse mundo, de bravos guerreiros como Sansão que foi rendido pelo desejo sexual, de reis como Saul que foi dominado pela desobediência, de Davi que deu suas rédias para o adultério e assassinato, de Esaú que vendeu sua primogenitura, de Pedro que se deixou dominar pelo medo e negou Jesus, de Saulo que foi dominado pela religiosidade, etc. Mas Deus em infinito Amor, nos enviou um Rei capaz de dominar, um Rei capaz de assenhorar toda a criação (Felipenses 2:10-11), e pela sua vida fazer todo o joelho se dobrar (Romanos 14:11) e toda a língua o confessar como Santo, e Dominador, e Salvador, e Digno de honra (Apocalipse 5:12-13).

Por um homem todo o homem se tornou dominado pelo pecado (Romanos 5:12), e por um Homem todo o homem se tornou dominado por Deus, e consequentemente livre (João 8:36) através da servidão a Cristo (Filemom 1:1).

Portanto, apenas com esses poucos argumentos, é de se ver que o homem não tem poder e nem méritos para ser dominador de nada, pois renegou esse título por milhares de vezes ao decorrer do tempo, mas o Verdadeiro Rei e Santo Dominador provou através de Sua Vida que Ele domina e Reina Eternamente pelos séculos dos séculos. Maranata! Glória a Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo!

Um homem não pode dominar nada! Mas o Homem que é Jesus Cristo domina sobre tudo e tem todas as coisas sujeitas a Si, exceto Aquele que lhe deu sujeitas todas as coisas (1Corintios 15:27). Os "astros" da atualidade devem ensinar e pregar a depravação pecaminosa do homem e a sua redenção através de Jesus Cristo unicamente, e Ele crucificado e ressureto e não ensinar que o homem nasce para dominar um mundo que não pertence aos filhos de Deus em Cristo.

Amém.